segunda-feira, 25 de março de 2013

Plano de Curso 2013 - Geografia


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÚLIO VICENTE DE PELEGRIN
SEDE GUATAPAREMA – GUARACIABA

PLANO DE CURSO

SÉRIE:  Ensino Fundamental (séries finais)
ANO: 2013
TURNO: Matutino e Vespertino
DISCIPLINA : Geografia
PROFESSORA: Marilene Dalsotto de Pellegrin

OBJETIVO GERAL
Instruir o educando espacialmente em suas diversas escalas e configurações, dando-lhe suficiente capacitação para entender noções de paisagem, espaço, natureza, estado e sociedade, sendo assim capaz de relacionar homem-meio e homem-trabalho/desenvolvimento.
A disciplina de Geografia vai buscar entender uma sociedade de classes cuja aparência e organização espacial dependem da forma como o trabalho humano a organizou num  longo processo histórico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Instruir o educando para leitura de mapas e instrumentalizá-lo na vida cotidiana;
• Conduzir o educando á compreensão de que a natureza é formada de um conjunto de elementos interdependentes e que a alteração de um implica na transformação do conjunto;
• Levar o educando a perceber a relação de interdependência que existe na vida econômica e na produção de bens e serviços;
• Compreender a regionalização do espaço local, regional e global;
• Identificar os principais desequilíbrios ecológicos devido ao mau  uso e  apropriação do espaço pelo ser humano;
• Compreender a posição geográfica dos continentes e as diferenças sociais, econômicas e culturais dos mesmos;
• Entender o surgimento das sociedades desenvolvidas e a sua dominação sobre as subdesenvolvidas;
• Fornecer a compreensão do processo histórico que conduziu ao confronto ideológico, político e econômico entre o capitalismo e o socialismo, após a Segunda Guerra Mundial;
• Compreender a passagem de uma geopolítica bipolar para a multipolar e a divisão do mundo em blocos econômicos;
• Estudar o processo de colonização e divisão do espaço geográfico do estado de Santa Catarina em especial a Região Oeste;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
• Aula expositiva;
• Leitura dos textos (individual e em grupo);
• Discussão de imagens e figuras;
• Atividades em grupo;
• Pesquisa;
• Exercícios;
• Entrevistas;
• Vídeos;
• Músicas;
• Explicação e entendimento de mapas;
• Confecção de cartazes;
• Resumos e resenhas;
• Produção de textos;
• Questionamentos orais pelo professor e pelos alunos;
• Apresentação de trabalhos e pesquisas;
• Paródias;
• Passeios ecológicos;
• Viagem de estudos;

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
6º ANO
• Localização;
• Noção de espaço e tempo;
• Cartografia;
• Ocupação e transformação  do espaço;
• Aspectos climáticos, formações vegetais;
• Fontes de energia e sua utilização;
• Extrativismo, agricultura e pecuária;
• Homem e natureza;
7º ANO
• Espaço geográfico e suas transformações;
• Espaço e regionalização do Brasil;
• População brasileira;
• Urbanização;
• Questão Ambiental (causas, conseqüências e alternativas políticas);

8º ANO
• Deriva Continental (Pangéia);
• Regionalização do mundo em sociedades desenvolvidas e subdesenvolvidas;
• América (colonização e dominação);
• América Latina e América Anglo  Saxônica;
• Condições naturais do continente americano;
• O Brasil em relação ao continente americano;
• África e Ásia – condições sócio-culturais e a dependência econômica;

9º ANO OU 8ª SÉRIE
• Modernização, Globalização e sociedade de consumo;
• Regionalização do espaço geográfico e a dominação capitalista X a socialista;
• Modernização, Meio ambiente e Cidadania;
• As Potências Emergentes (Canadá, Estados Unidos, Europa Oriental e Ocidental, Japão, Tigres Asiáticos, China, Oceania eAntártida);
• Espaço geográfico de Santa Catarina;

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da participação constante do educando na realização de todas as atividades propostas durante os estudos realizados na disciplina como: trabalhos individuais e coletivos, leituras, seminários, exercícios, atividades extra classe, provas e participação oral durante as aulas expositivas e dialogadas.

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