ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÚLIO VICENTE DE PELEGRIN
SEDE GUATAPAREMA – GUARACIABA
PLANO DE CURSO
SÉRIE: Ensino
Fundamental (séries finais)
ANO: 2013
TURNO: Matutino e Vespertino
DISCIPLINA : Geografia
PROFESSORA: Marilene Dalsotto de Pellegrin
OBJETIVO GERAL
Instruir o educando espacialmente em suas diversas escalas e
configurações, dando-lhe suficiente capacitação para entender noções de
paisagem, espaço, natureza, estado e sociedade, sendo assim capaz de relacionar
homem-meio e homem-trabalho/desenvolvimento.
A disciplina de Geografia vai buscar entender uma sociedade
de classes cuja aparência e organização espacial dependem da forma como o
trabalho humano a organizou num longo
processo histórico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Instruir
o educando para leitura de mapas e instrumentalizá-lo na vida cotidiana;
• Conduzir
o educando á compreensão de que a natureza é formada de um conjunto de
elementos interdependentes e que a alteração de um implica na transformação do
conjunto;
• Levar o
educando a perceber a relação de interdependência que existe na vida econômica
e na produção de bens e serviços;
• Compreender
a regionalização do espaço local, regional e global;
• Identificar
os principais desequilíbrios ecológicos devido ao mau uso e
apropriação do espaço pelo ser humano;
• Compreender
a posição geográfica dos continentes e as diferenças sociais, econômicas e
culturais dos mesmos;
• Entender
o surgimento das sociedades desenvolvidas e a sua dominação sobre as
subdesenvolvidas;
• Fornecer
a compreensão do processo histórico que conduziu ao confronto ideológico,
político e econômico entre o capitalismo e o socialismo, após a Segunda Guerra
Mundial;
• Compreender
a passagem de uma geopolítica bipolar para a multipolar e a divisão do mundo em
blocos econômicos;
• Estudar o
processo de colonização e divisão do espaço geográfico do estado de Santa
Catarina em especial a Região Oeste;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
• Aula
expositiva;
• Leitura
dos textos (individual e em grupo);
• Discussão
de imagens e figuras;
• Atividades
em grupo;
• Pesquisa;
• Exercícios;
• Entrevistas;
• Vídeos;
• Músicas;
• Explicação
e entendimento de mapas;
• Confecção
de cartazes;
• Resumos e
resenhas;
• Produção
de textos;
• Questionamentos
orais pelo professor e pelos alunos;
• Apresentação
de trabalhos e pesquisas;
• Paródias;
• Passeios
ecológicos;
• Viagem de
estudos;
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
6º ANO
• Localização;
• Noção de
espaço e tempo;
• Cartografia;
• Ocupação
e transformação do espaço;
• Aspectos
climáticos, formações vegetais;
• Fontes de
energia e sua utilização;
• Extrativismo,
agricultura e pecuária;
• Homem e
natureza;
7º ANO
• Espaço
geográfico e suas transformações;
• Espaço e
regionalização do Brasil;
• População
brasileira;
• Urbanização;
• Questão
Ambiental (causas, conseqüências e alternativas políticas);
8º ANO
• Deriva
Continental (Pangéia);
• Regionalização
do mundo em sociedades desenvolvidas e subdesenvolvidas;
• América
(colonização e dominação);
• América
Latina e América Anglo Saxônica;
• Condições
naturais do continente americano;
• O Brasil
em relação ao continente americano;
• África e
Ásia – condições sócio-culturais e a dependência econômica;
9º ANO OU 8ª SÉRIE
• Modernização,
Globalização e sociedade de consumo;
• Regionalização
do espaço geográfico e a dominação capitalista X a socialista;
• Modernização,
Meio ambiente e Cidadania;
• As
Potências Emergentes (Canadá, Estados Unidos, Europa Oriental e Ocidental, Japão,
Tigres Asiáticos, China, Oceania eAntártida);
• Espaço
geográfico de Santa Catarina;
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da participação constante
do educando na realização de todas as atividades propostas durante os estudos
realizados na disciplina como: trabalhos individuais e coletivos, leituras,
seminários, exercícios, atividades extra classe, provas e participação oral
durante as aulas expositivas e dialogadas.
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